A vagina é o canal por onde ocorre a penetração na relação sexual. É por onde também passa o bebê durante o parto normal. É formado por um revestimento interno úmido e elástico, a mucosa vaginal. Esta “pele interna”, chamada de mucosa, produz muco por suas glândulas, tornando-a úmida e escorregadia. Acima da parede superior da vagina, está localizada a uretra e a bexiga, que armazena a urina. Atrás da parte posterior da vagina está o reto, segmento final do intestino. Ao redor da saída do túnel da vagina, existem músculos que a circundam, formando um esfíncter e dando o tônus ou firmeza na entrada do canal vaginal.

Com o envelhecimento e a chegada da menopausa, a mucosa da vagina (pele interna) começa e ficar ressecada, reduzindo a produção de muco, tornando-se mais fina por ter menos colágeno e perdendo sua elasticidade. Isso pode levar a um afrouxamento interno, sensação de ressecamento vaginal, dor ou desconforto nas relações sexuais. A causa é a queda dos hormônios próximo a menopausa. A reposição hormonal pode ajudar a minimizar este processo. Além disso, o laser intravaginal proporciona uma descamação da mucosa, aumentando a produção de colágeno, melhorando a elasticidade e lubrificação da vagina, o que leva à uma melhora dos sintomas e reduz a flacidez vaginal leve. Para um melhor resultado, várias sessões do laser são indicadas, geralmente em torno de 3 sessões.

Nos casos de múltiplos partos normais, é comum um laceamento da vagina e da musculatura ao seu redor, com consequente flacidez moderada a intensa. Assim, caso exista uma grande flacidez, pode haver escape de urina aos esforços, gerando incontinência urinária e até notar um abaulamento dentro da vagina devido à projeção da bexiga ou do reto. Para o tratamento destes casos mais graves de flacidez, a perineoplastia é indicada, podendo ser associada à suspensão da bexiga ou outra cirurgia mais abrangente.

A perineoplastia, também popularmente conhecida como vaginoplastia, é a cirurgia que visa estreitar o canal vaginal, aproximando a musculatura que foi laceada e afastada devido aos partos normais. É uma cirurgia realizada pelo ginecologista, por uma incisão dentro da vagina, deixando cicatrizes escondidas. É indicada para os casos de flacidez vaginal moderada ou intensa, nos quais o laser intravaginal não é eficaz.

Laser intravaginal: redução da flacidez, melhora da lubrificação e elasticidade da vagina.

Laser intravaginal: redução da flacidez, melhora da lubrificação e elasticidade da vagina.