Dr. André Colaneri

Curso Superior:
Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1991 a 1996)

Residência em Cirurgia Geral:
Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, UNICAMP

Residência em Cirurgia Plástica:
Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, São Paulo-SP

Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)

Médico Perito Judicial em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Prêmios durante a Vida Acadêmica:

Prêmio Departamento de Cirurgia, concedido na Colação de Grau em 1996, ao aluno que mais se destacou neste Departamento durante a graduação.
“Efeitos Renais das Ondas de Choque no Rato em Crescimento, com Rim Único”, Ferreira, U.; Lavoura, N; Brezoti, J. A., Freitas, A.G.; Fregonesi, A.
• 2º Prêmio Antônio Puigvert, Congresso Americano de Urologia (CAU), realizado de 27 de setembro a 28 de outubro de 1996, em Santiago, Chile.
• Menção Honrosa, V Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 10 e 14 de agosto de 1996 em Campinas.

Prêmios após a Vida Acadêmica:

Recebeu o Prêmio Ethicon no XXXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo de 14 a 17 de novembro de 2001, na qualidade de co-autor do Tema Livre: Miectomia do Músculo Orbicular dos Olhos: Um Novo Procedimento Associado à Blefaroplastia para a Atenuação das Rugas Tipo “Pés de Galinha”.

CAPÍTULOS EM LIVROS

“Biologia da Cicatrização”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.
Resumo: Na tentativa de reparar o tecido lesado e isolar o meio interno do externo, o organismo reage através de uma série de eventos sincronizados e integrados, os quais levam à formação de um tecido fibroso, de estrutura, textura e elasticidade diferentes do tecido são – a cicatriz.
A cicatrização das feridas é um processo dinâmico, complexo, que envolve várias etapas e que culmina na reparação de uma lesão tecidual. As diversas fases permeiam-se, sendo a divisão apenas para fins didáticos. São elas: fase inflamatória, epitelização, fibroplasia e remodelação.

“Retalhos Musculares e Miocutâneos”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.
Resumo: Os retalhos musculares e miocutâneos são ferramentas importantes no arsenal do cirurgião plástico. São discutidos os tipos de retralhos mais usados, sua indicação e classificação.

“Primeiro Atendimento ao Paciente Queimado”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.

Resumo: O grande queimado representa a maior injúria que o organismo humano pode suportar. Não bastasse a grande destruição tecidual, alteração na homeostase e em vários sistemas orgânicos, o queimado freqüentemente vem com história de traumatismos associados por queda ou explosão. São discutidos fatores cruciais no atendimento primário, como manutenção de vias aéreas, reposição volêmica e traumas associados.

“Tratamento Clínico do Paciente Queimado”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.

Resumo: O paciente queimado se encontra em franco processo catabólico, imuno-deprimido e sem a barreira natural de proteção à infecção. São discutidos fatores cruciais na recuperação clínica do paciente, como nutrição, analgesia e antibioticoterapia.

“Complicações na Cirurgia Estética do Abdome”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.

Resumo: São discutidas as complicações locais e sistêmicas da cirurgia estética do abdome.

“Fissuras Labiais”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.

Resumo: São discutidas várias técnicas de fissuras labiais, suas características e indicações, dando ênfase às técnicas de Millard, Tennison e VeauIII.

“Ginecomastia”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.
Resumo: São discutidos os tipos de ginecomastia, sua classificação, etiologia e os tipos de tratamento conforme apresentação clínica.

“Tratamento Local das Sequelas de Mastectomia e Radioterapia”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.

Resumo: As mastectomias e radioterapia no tratamento do câncer da mama deixam sequelas cicatriciais, as quais podem ser tratadas com retalhos a distância, na reconstrução da mama, ou em alguns casos selecionados, com retalhos de vizinhança.

“Reconstrução Mamária através do Retalho Miocutâneo de Reto Abdominal”, no livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.
Resumo: O retalho miocutâneo do musculo reto-abdominal é a primeira escolha na reconstrução de mama em muitos pacientes. São discutidas as indicações, contra-indicações, vantagens e desvantagens da técnica, assim como sua descrissão.

Participou na coordenação da sessão de Mastologia do livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.

Participou na coordenação da sessão de Cirurgia Craniofacial do livro Cirurgia Plástica – Fundamentos e Arte, editor José Marcos Mélega, Editora Medsi, 1a edição 2002.

Autor do livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

“Introdução à Cirurgia Íntima”, no livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

“Conceitos Estéticos da Região Genital Feminina”, no livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

“Peculiaridades da Paciente de Cirurgia Estética Genital”, no livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

“Documentação Fotográfica”, no livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

“Labioplastia / Ninfoplastia”, no livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

“Flacidez dos Grandes Lábios Vaginais”, no livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

“Redução do Monte de Vênus”, no livro Cirurgia Íntima: Plástica Genital Feminina, Editora Elsevier 2018.

PUBLICAÇÕES

Revistas Nacionais:

“Linfoma Primário Anaplásico CD 30+ de Fígado”, Freitas,A.G.; Boin,I.F.S.F.; Escanhoela, C.A.F.; Vassalo, J.; Leite, G.B.; Leonardi, L.S., publicado na Acta Cirúrgica Brasileira, volume 11, suplemento 1, ano 1996.

Resumo: Os autores apresentam um caso extremamente raro de linfoma primário do fígado.

“Como Diagnosticar e Tratar Cólica Ureteral”, Freitas, A.G.; Ferreira, U.; Denardi, F., publicado na Revista Brasileira de Medicina, volume 52, Edição Especial, em dezembro de 1995.

Resumo: Os autores fazem uma revisão das causas, fisiopatologia, mecanismo da dor, diagnóstico e formas de tratamento da cólica ureteral.

“Associação Entre Doença de Chagas Crônica e Hipertensão Arterial em um Serviço de Referência”, Guariento, M.E.; Orosz, J.E.B.; Morano, F.G.; Parma, M.F.; Rocha, R.H.; Freitas, A.G., publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, volume 27, suplemento 2, ano 1994.

Resumo: Os autores, através de um estudo retrospectivo de 15 anos, entre 1975 e 1990, analisam a associação entre hipertensão arterial e doença de Chagas, levando em conta a forma clínica da doença, o gênero e a raça do paciente.

“Caracterização da Doença de Chagas Quanto a Gênero”, Guariento,M.H.; Parma, M.F.; Orosz, J.E.B.; Freitas, A.G.; Morano, F.G.; Rocha, R.H., publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, volume 27, suplemento 2, ano 1994.

Resumo: Os autores, através de um estudo retrospectivo 1556 prontuários de pacientes que frequentaram o ambulatório do Grupo de Estudos em Donça de Chagas da FCM-UNICAMP, entre 1975 e 1990, analisam a correlação entre donça de Chagas e o gênero dos pacientes, levando em consideração a forma clínica da doença.

“Doença de Chagas e outras Patologias Associadas, num Serviço de Referência”, Guariento, M.E.; Rocha, R.H.; Freitas, A.G.; Morano, F.G.; Orosz, J.E.B.; Parma, M.F., publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, volume 27, suplemento 2, ano 1994.
Resumo: Os autores, através de um estudo retrospectivo entre 1975 e 1990, analisam a associação da donça de Chagas com outras patologias, como diabetes melitus, outras cardiopatias, hepatopatias, infecções crônicas.

” Refluxo Vesicoureteral”, Nardi, A; Freitas,A.G.; Ferreira U, publicado como destaque do mês da Revista Brasileira de Medicina, vol. 54, n 1/2-jan/fev de 1997.
Resumo: Os autores fazem uma revisão da anatomia, fisiopatologia, classificacão e tratamento do refluxo vesicoueteral.

“Estudo Retrospectivo de 148 Pacientes com Fraturas de Face”, Vicente, D.C.; Vilela, S. S.; Freitas, A.G., Salata, F.L.; Guidi, M.C., publicado na Acta Cirúrgica Brasileira – Suplemento I, volume 13, 1998.
Resumo: Os autores fazem um estudo retrospectivo de 148 casos de fraturas de face, que deram entrada entre maio de 1994 e fevereiro de 1997 no Hospital das Clínicas da UNICAMP. São analizados o gênero dos pacientes, mecanismo do trauma, local das fraturas, tipo de tratamento e complicações.

“Hemangioma Gigante da Mão em Criança – Relato de Caso”, Figueiredo G.C.A.L., Figueiredo J.C.A., Figueroa G.E.G., Freitas A.G., publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vol 15, n 3, de 2000.
Resumo: Os autores descrevem um caso de hemangioma gigante na palma da mão de uma criança tratada cirurgicamante com bom resultado e discutem a frequencia deste tumor em crianças, assim como as condutas propostas por diferentes escolas.

“Miectomia do Músculo Orbicular dos Olhos: Procedimento Associado à Blefaroplastia”, Bonato Jr. A., Freitas A.G., Melega J.M., publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vol 17, n1, de 2002.

“Nova classificação para hipertrofia dos pequenos lábios vaginais e correlação com as técnicas cirúrgicas indicadas”, A Colaneri, Rev Bras Cir Plast 2018, 33(1): 64-73

Revistas Internacionais:

“Continuous Expansion for the Treatment of Skin Deformites”, Freitas, A.G.; Vargas, V.B.; Andrade, R.G.; Disarz, A.E.; Guidi, M.C.; Nunes, P.H.F., publicado na revista Aesthetic Plastic Surgery 20:347-349, 1996.

Resumo: Sete pacientes foram submetidos à expansão tecidual contínua através do uso de bombas de infusão. Solução salina foi infiltrada na velocidade de 1 a 3 ml/h, tendo como parâmetros de controle a dor e a perfusão tecidual. O tempo total de expansão variou de 13 a 18 dias. Não houve complicações, tendo sido o método bem aceito pelos médicos e pacientes. Os autores concluem que a expansão contínua com bomba de infisão é uma alternativa viáve, segural e que permite um retorno mais rápido do paciente às atividades normais.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

Reuniões Científicas:

Participou do curso Peelings Químicos, realizado no Instituto Magistral, São Paulo, em 03 de julho de 1999.

Participou do curso Teórico e Prático de Mesoterapia, realizado no Instituto Magistral, São Paulo, em 26 de junho de 1999.

Participou do Curso de Rejuvenescimento Facial no 3o Milênio, realizado em São Paulo no ano de 1999, na qualidade de membro ativo.

Participou como ouvinte do Curso Anual dos Residentes em Cirurgia Plástica, promivido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo, nos anos de 1999, 2000 e 2001.

Participou das reuniões científicas ordinárias às 4as feiras no Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, São Paulo, nos anos de 1999, 2000 e 2001.

Participou do I Encontro Sobre Aspectos Éticos da Propaganda Médica, realizado na Associação Brasileira das Classes Proficionais, em 27 de julho de 2001, na qualidade de ouvinte.

Participou do II Curso de Cirurgia Ortognática do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, realizado em São Paulo, em 11 de agosto de 2001, na qualidade de ouvinte.

Participou da Reunião Científica sobre “Fenômenos Troemboembólicos em Cirurgia Plástica”, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 25 de junho de 2002, na cede da Associação Paulista de Medicina.

Participou do Seminário “Dermatoscopia e a Abordagem Atual sobre Melanoma Cutâneo”, realizado em 05 de outubro de 2002, no Centro de Convenções São Paulo.

Participou do “III Curso de Dermatoscopia” do Hospital do Câncer, realizado em 26 de outubro de 2002.

Participou do curso Rinoplastia Estética e Funcional, realizado no Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, em 14 de junho de 2003.

Participou do “Programa de Educação Médica Continuada do Hospital Israelita Albert Esinstein”, tendo cumprido a meta proposta para o ano de 2003.

Simpósios, Congressos e Jornadas:

Participou do I Simpósio Internacionale di Chirurgia Plástica delle Cliniche, realizado entre 07 e 08 de setembro de 1999 na Casa di Cura Sant’Elena, Cagliari-Itália, como ouvinte.

Participou do XXXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado no Rio de Janeiro de 13 a 16 de novembro de 1999, na qualidade de congressista.

Participou do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica – Perspectivas para o Novo Milênio, realizado em São Paulo, de 17 a 19 de março de 2000, na qualidade de Membro Ativo.

Participou da XX Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, realizada em São Paulo, de 02 a 03 de julho de 2000, na qualidade de membro efetivo.

Participou como congressista do XXXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado em Sào Paulo entre 14 e 17 de novembro de 2001.

Participou do III Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo, de 15 a 17 de março de 2002.

Participou do IV Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo, de 21 a 23 de março de 2003.

Participou do V Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo, de 19 a 21 de março de 2004.

Participou do VII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo, de 24 a 26 de março de 2006.

Participou do VIII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado em março de 2007

Participou do IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado em março de 2008

Participou da 29a Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, realizada nos dias 03 a 06 de junho de 2009.

Participação no 2o Simpósio de Cirurgia Orbito-Palpebral do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, realizado em São Paulo em 24 de outubro de 2009

Participou da 30a Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, realizada nos dias 26 a 29 de maio de 2010.

Participou do Simpósio Comemorativo de 25 anos do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, realizado nos dias 10 a 11 de setembro de 2010.

Participou do VII Simpósio de Face e Videocirurgia e do Animal Lab, realizado no Hotel Renaissance São Paulo, em outubro de 2010.

Participou da 31 Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, realizada entre os dias 01 e 04 de junho de 2011.

Participou do XIV Simposio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado no Sheraton SP WTC Hotel, entre 15 e 17 de março de 2013.

Participou do Projeto Open de Rinoplastia Estruturada Minimamente Agressiva, realizado no Hotel Maksud Plaza, São Paulo, nos dias 5 e 6 de abril de 2013.

Participou do Projeto Open de Rinoplastia Estruturada, realizado no Gran Mercure Ibirapuera, nos dias 30 e 31 de maio de 2014.

Participou do Silhouette Day Worldwide Experts Meeting, em 29 de novembro de 2015.

Participou do XVII Simposio Internacional de Cirurgia Plástica & III Body Contour, no Sheraton SP WCT Hotel, São Paulo, entre 18 a 20 de março de 2016.

Participou da 37a Jornada Paulista de Cirurgia Plástica realizada entre 14 e 17 de junho de 2017 no Gran Hyatt Hotel São Paulo

Participou do MD Codes Visionary realizado em 12 de setembro de 2017, em São Paulo – SP

Participou do XIX Simposio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado no Sheraton SP WTC Hotel, entre 16 e 18 de março de 2018.

Participou do ISAPS in Rio, 37 Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, realizado de 1 a 4 de agosto de 2018 no Hotel Windsor Oceanico no Rio de Janeiro.

Participou da 33 Jornada Norte-Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica como palestrante do tema LABIOPLASTIA, em 22 de setembro de 2018, em Fortaleza-CE.

ATIVIDADE DIDÁTICA

Aulas Ministradas:

“Queimaduras – Tratamento Inicial”, na reunião científica ordinária das 4as feiras do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, dia 10 de março de 1999.

“Cicatrização das Feridas”, na reunião científica ordinária das 4as feiras do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, dia 12 de abril de 2000.

“Tumores Cutâneos Malignos”, na reunião científica ordinária das 4as feiras do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, dia 18 de abril de 2001.

“Tratamento Cirúrgico das Fissuras Labiopalatinas”, no curso de graduação em odontologia, junto à Disciplina de Prótese e Traumatologia Maxilo Faciais da Universidade de São Paulo, em 13 de março de 2001.

“Correção Cirúrgica das Alterações Funcionais em Portadores de Fissuras Labiopalatinas”, ministrada ao Grupo de Estudo em Fissuras Palatina da Disciplina de Prótese e Traumatologia Maxilo Faciais da faculdade de odontologia da Universidade de São Paulo, em 04 de maio de 2001.

“Enfoque atual do Tratamento Cirúrgico das Fissuras Labiais”, no curso de graduação em odontologia, junto à Disciplina de Prótese e Traumatologia Maxilo Faciais da Universidade de São Paulo, em 28 de agosto de 2001.

“Cuidados Pós-operatórios em Cirurgia Plástica”, ministrada para a equipe de enfermagem do Hospital Paulista, em 28 de novembro de 2001.

“Tratamento Cirúrgico das Fendas Labiopalatinas”, no curso de graduação em odontologia, junto à Disciplina de Prótese e Traumatologia Maxilo Faciais da Universidade de São Paulo, em 20 de agosto de 2001.

“Tratamento Cirúrgico das Fendas Labiopalatinas”, no curso de graduação em odontologia, junto à Disciplina de Prótese Buco Maxilo Facial do Departamento de Cirurgia, Prótese e traumatologia Maxilo Faciais da Universidade de São Paulo, em 20 de agosto de 2002.

“Ritidoplastia e Blefaroplastia”, ministrada para os residentes de otorrinolaringologia do Hospital Paulista, no dia 02 de setembro de 2002.

“Tratamento Inicial das Queimaduras”, no Congresso Acadêmico da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista dia 21 de junho de 2005.

Outros:

Colaborou na elaboração da aula correspondente à prova didática da defesa de tese de Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas do Prof. Dr. Ubirajara Ferreira, realizada em 20 de outubro de 1995.

ATIVIDADE CIENTÍFICA

Temas Livres:

Participou do II Simpósio de Estagiários Oficiais da SBCP – RGSP – Mesa Dois, ocorrido em 31 de julho de 1999, como apresentador do tema: Neofaloplastia com Retalho Livre Antebraquial e Reinervação pelo Nervo Ilioinguinal: Relato de Caso.

Participou do I Simpósio Internacionale di Chirurgia Plástica delle Cliniche, realizado entre 07 e 08 de setembro de 1999 na Casa di Cura Sant’Elena, Cagliari-Itália, como apresentador do Tema: Innesti di Cartilage in Rinoplastica.

Participou do XXXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado no Rio de Janeiro de 13 a 16 de novembro de 1999, na qualidade de co-autor do Tema Livre: Tratamento de Coloboma Congênito pela Técnica de Cutler-Beard e sua Associação com Ambliopia.

Participou do XXXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado no Rio de Janeiro de 13 a 16 de novembro de 1999, na qualidade de co-autor do Tema Livre: Hemangioma Gigante da Mão em Criança – Relato de Caso.

Participou do XXXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo de 14 a 17 de novembro de 2001, na qualidade de autor do Tema Livre: Enxertos nas Rinoplastias.

Participou do XXXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo de 14 a 17 de novembro de 2001, na qualidade de co-autor do Tema Livre: Miectomia do Músculo Orbicular dos Olhos: Um Novo Procedimento Associado à Blefaroplastia para a Atenuação das Rugas Tipo “Pés de Galinha”.

Participou do Curso Rinoplastia Estética e Funcional, realizado no Hospital Santa Cruz em 14 de junho de 2003, na qualidade de autor do Tema Livre “Enxertos Ósseos e Cartilaginosos”.

Participou da II Reunião Científica da SBCP – regional DF com a palestra “Cirurgia Íntima”, realizada no dia 27/04/2017 no Centro Clínico Metrópolis, em Brasília.

Participou da 37a Jornada Paulista de Cirurgia Plástica realizada entre 14 e 17 de junho de 2017 como apresentador do tema “Nova Classificação para Hipertrofia dos Pequenos Lábios Vaginais”, com a qual ascendeu a Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Participou como apresentador do Tema Livre “Nova Classificação para hipertrofia dos pequenos lábios vaginais e correlação com as técnicas de labioplastia indicadas” no ISAPS in Rio, 37 Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, realizado de 1 a 4 de agosto de 2018 no Hotel Windsor Oceanico no Rio de Janeiro.

Participou da 33 Jornada Norte-Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica como palestrante do tema LABIOPLASTIA, em 22 de setembro de 2018, em Fortaleza-CE.

Cargos em Congressos ou Simpósios:

Participou do I Simpósio Internacionale di Chirurgia Plástica delle Cliniche, realizado entre 07 e 08 de setembro de 1999 na Casa di Cura Sant’Elena, Cagliari-Itália, como secretário da mesa redonda Chirurgia Riparatrice “Up to Date”.

Participou do II Curso de Cirurgia Ortognática do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, realizado em São Paulo, em 11 de agosto de 2001, na qualidade de secretário da mesa redonda: “Aspectos Cirúrgicos”.

Participou do Curso Rinoplastia Estética e Funcional, realizado no Hospital Santa Cruz em 14 de junho de 2003, na qualidade de secretário.

Organização de Eventos Científicos:

Participou como organizador do II Curso de Cirurgia Ortognática do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, realizado em São Paulo, em 11 de agosto de 2001.

Participou como organizador do curso Rinoplastia Estética e Funcional, realizado no Hospital Santa Cruz no dia 14 de junho de 2003.

Atividades Extra-Curriculares durante a vida acadêmica:

Participações em Congressos e em Cursos na Qualidade de Ouvinte:

– Congressos:

I Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 26 e 29 de
outubro de 1992.

II Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 18 e 21 de
outubro de 1993.

III Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 15 e 18 de
agosto de 1994.

V Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 10 e 14 de
agosto de 1996.

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia
Experimental, realizado entre 02 e 04 de agosto de 1996.

– Cursos:

XIV Curso Anual de Cirurgia de Urgência, realizado uma vez por mês, aos sábados, de abril a novembro de 1996, organizado pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

XIII Curso Anual de Cirurgia de Urgência, realizado entre abril e novembro de 1995, organizado pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Suporte Básico de Vida, carga horária de 102 horas, realizado entre 05 de agosto e 30 de outubro de 1992, organizado pela Escola de Extensão e pelo Departamento de Cirurgia do Trauma da UNICAMP, tendo obtido conceito de aproveitamento de 8,6.

I Curso de Ventilação Mecânica para Residentes, ministrado pela Unidade Respiratória – HC UNICAMP nos dias 18, 19, 20 e 26 de novembro de 1997.

Urgências Médicas – Diagnóstico Inicial e primeiro Atendimento, realizado em 10 de agosto de 1996 durante o V Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP.

Condutas no Paciente Grave – Controvérsias, realizado em 20 de maio de 1995, organizado pela Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

III Curso Anual de Urgências em Clínica Médica, realizado entre 28 de
setembro e 02 de outubro de 1992, organizado pela FCM-UNICAMP.

Simpósio Internacional de Neuroemergências, realizado no dia 02 de outubro de 1996, Ministrado pelo Prof. Dr. Mark Melkoff (Indiana University / USA), e patrocinado pelos Cursos de Pós-Graduação em Neurociências, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas e Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da UNICAMP.

IV Curso de Técnicas Básicas em UTI, realizado entre 06 e 21 de março de
1995, organizado pelo Departamento de Medicina Intensiva da Socedade de
Medicina e Cirurgia de Campinas.

Jornada Acessos Vasculares: Aspectos Cirúrgicos e Infecciosos, realizada em 07 de junho de 1997 pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Sociedade Beneficente de Senhoras / Hospital Sírio Libanês.

Simpósio Doação para Transplante: O sistema de Captação, realizado em 06 de julho de 1996, organizado pela Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

A Criança Politraumatizada, realizado em 25 de junho de 1994, organizado
pela Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Jornada sobre Cirurgia Proctológica, realizado em 27 de abril de 1996 pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Sociedade Beneficente de Senhoras / Hospital Sírio Libanês.

Jornada sobre Cirurgia Plástica na Urgência, realizado em 23 de março de 1996 pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Sociedade Beneficente de Senhoras / Hospital Sírio Libanês.

Jornada sobre Cirurgia Plástica da Mama, realizado em 09 de abril de 1994 pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Sociedade Beneficente de Senhoras / Hospital Sírio Libanês.

Jornada sobre Cirurgia Reconstrutiva dos Membros, realizado em 20 de agosto de 1994 pelo Centro de Estudos e Pesquisas da Sociedade Beneficente de Senhoras / Hospital Sírio Libanês.

Atuação da Cirurgia Plástica na Infância, realizado em 28 de maio de 1994, organizado pela Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

IV Curso Internacional de Queimaduras, realizado em 29 de abril de 1994,
promovido pela Disciplina de Cirurgia Plástica da UNICAMP.

IV Curso de Atualização no Tratamento de Queimados, realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 1998, organizado pela Disciplina de Cirurgia Plástica da UNICAMP.

Fissura Labiopalatinas e Fissuras Raras de Face, aula realizada em 25 de março de 1998, no Instituto de Cirurgia Plástica Craniofacial da SOBRAPAR.

Curso de Cirurgia Plástica da Face, proferido pelo Prof Dr. Francois Disant da Universidade Claude Bernard (Lyon – França), realizado entre 09 e 1 1 de março de 1995, promovido pelo Instituto Penido Burnier, Fundação Afonso Ferreira e UNICAMP.

VII Curso Anual de Cirurgia do Trauma, realizado entre 11 e 12 maio de
1994, organizado pela Disciplina de Cirurgia do Trauma da UNICAMP.

Reanimação Cárdio Respiratória – Teórico e prático, realizado em 12 de
maio de 1994, pela Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM-UNICAMP.

Curso Básico de Reanimação Cárdio Respiratória, realizado em 03 junho
1991, pela Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM-UNICAMP e CAAL.

Bases do ECG, realizado entre 28 de fevereiro e 04 de março de 1994 pelas
disciplinas de Medicina Interna e Cardiologia da FCM-UNICAMP.

5º Curso Bases do Eletrocardiograma, realizado entre 15 e18 de abril de
1996 pela Disciplina de Medicina Interna da FCM-UNICAMP.

Jornada de Atualização de Pneumologia: Tabagismo e Doenças Pulmonares, realizado entre 31 de maio e 01 junho de 1996, organizado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Curso de Urgência em Oftalmologia, realizado entre 05 e 07 de junho de 1995, organizado pelo Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FCM-UNICAMP.

III Curso de Fundo de Olho para o Clínico, realizado entre 21 e 22 de setembro de 1994, organizado pela Disciplina de Oftalmologia de Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FCM-UNICANP.

I Curso de Oncologia da UNICAMP, Primeira Parte: Princípios Básicos de Oncologia, realizado durante todo 1º semestre de 1996, com 14 horas aula, organizado pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz.

I Curso de Oncologia da UNICAMP, Segunda Parte, realizado durante todo o segundo semestre de 1996, com total de 24 horas aula, organizado pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz.

Curso sobre Sexualidade Humana, realizado em 1990, com carga horária de
20 horas, organizado por Por um Mundo Melhor – Cursos e Conferências.

Trabalhos Científicos Durante a Vida Acadêmica:

– Trabalhos Científicos Apresentados pelo Autor como Tema Livre:

” Efeitos Renais das Ondas de Choque no Rato em Crescimento, com Rim Único” , Freitas, A.G.; Penteado, J.O.; Fregonesi, A.; Ferreira, U., apresentado no V Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP entre os dias 10 e 14 de agosto de 1996, recebendo Menção Honrosa.

“Expansão Contínua com Bomba de Infusão no Tratamento das Deformidades Cutâneas”, Freitas, A.G.; Osman, S.A.; Andrade, R.G.; Nunes, P.H.F, apresentado no III Congresso Acadêmico da UNICAMP entre 15 e 18 de agosto de 1994.

“Linfoma Primário Anaplásico CD 30+ do Fígado”, Freitas,A.G.; Boin,I.F.S.F.; Escanhoela, C.A.F.; Vassalo, J.; Leite, G.B.; Leonardi, L.S, apresentado no IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Médica e Cirurgia Experimental, realizado entre 02 e 04 de agosto de 1996.

“Caracterização da Doença de Chagas Quanto a Gênero”, Guariento,M.H.; Parma, M.F.; Orosz, J.E.B.; Freitas, A.G.; Morano, F.G.; Rocha, R.H apresentado na X Reunião Anual de Pesquisa em Doença de Chagas, entre 28 e 30 de outubro de 1994.

“A Punção Percutânea Transtoráxica como Método Diagnóstico em Lesões Pulmonares”, Freitas, A.G.; Silva, N.I.; Nishimura, M.T.; Paschoal, I.A, apresentado no V Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 10 e 14 de agosto de 1996.

– Trabalhos Científicos Apresentados pelo Autor em Forma de Painel:

“Doação de Órgãos. Qual é a Realidade ?” Freitas, A.G., Rodrigues, M.L.V.; Fregonesi, A.; Ferreira, U., apresentado no V Congresso Médico Acadêmico da UNICA.MP, entre 10 e 14 de agosto de 1996.

“Lipomatose Simétrica Múltipla: Revisão da Literatura e Estudo de Casos”, Salata, F.L.; Freitas, A.G.; Dizars, A.E.; Nunes, P.H.F., apresentado no III Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 15 e 18 de agosto de 1994.

“Ruptura de Rim Transplantado, Uso do Epíplon no Tratamento Conservador. Experiência com Três Casos”, Freitas, A.G.; Ferreira, U.; Esteves, S.C.; Scanavini Jr., R.C.; Neto Jr., N.R., apresentado no II Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado entre 18 e 21 de outubro de 1993.

– Trabalhos Científicos Apresentados por Outros Autores:

“Expansão Contínua com Bomba de Infusão no Tratamento das Deformidades Cutâneas”, Nunes, P.H.F., Vargas, V.B., Andrade, R.G.; Disarz, A.E.; Guidi, M.C.; Ramos, M.L.; Vargas, D., apresentado como Tema Livre no XX Congresso Nacional do Colégio Internacional de Cirurgiões, entre 06 e 09 de setembro de 1994.

” Tratamento Cirúrgico da Lipomatose Pélvica”, Ferreira, U.; Lavoura Jr., N.S.; Saade, R.D.; Denardi, F.; Claro, J.A.O.; Esteves, S.C.; Freitas, A.G.; Netto Jr., N.R., apresentado como vídeo no XXV Congresso Brasileiro de Urologia”, entre 11 e 16 de novembro de 1995.

“Tratamiento Quirurgico de la Lipomatosis Pelvica”, Ferreira, U.; Lavoura Jr., N.S.; Saade, R.D.; Denardi, F.; Claro, J.A.O.; Esteves, S.C.; Freitas, A.G.; Netto Jr., N.R., apresentado como vídeo no XXVIII Congreso de la Confederacion Americana de Urologia – IX Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Urologia Infantil y XIX Congreso Chileno de Urologia, realizado em outubro de 1996 em Santiago de Chile.

“Lipomatose Pélvica: Relato de 2 Casos”, Lavoura Jr., N. S., Ferreira, U.; Saade, R.D.; Freitas, A.G.; Denardi, F.; Netto Jr., N.R., apresentado como poster no XXV Congresso Brasileiro de Urologia, entre 11 e 16 de novembro de 1995.

“Associação entre Doença de Chagas e Hipertensão Arterial em um Serviço de Referência”, Guariento, M.E.;Orosz, J.E.B.; Morano, F.G.; Parma, M.F.; Rocha, R.H.; Freitas, A.G., apresentado como tema livre na X Reunião Anual de Pesquisa em Doença de Chagas, entre 28 e 30 de outubro de 1994.
“Doença de Chagas e outras Patologias Associadas num Serviço de Referência”, Guariento, M.E.; Rocha, R.H.; Freitas, A.G.; Morano, F.G.; Orosz, J.E.B.; Parma, M.F., apresentado como tema livre na X Reunião Anual de Pesquisa em Doença de Chagas, entre 28 e 30 de outubro de 1994.

Estágio durante a Vida Acadêmica:

Cumpriu estágio voluntário na Unidade de Terapia Intensiva no período de janeiro a junho de 1996, totalizando carga horária de 98 horas, tendo como preceptor o Dr. André L. B. Nunes e como coordenador o Dr. Renato G. G. Terzi.

Monitorias durante a Vida Acadêmica:

Monitor da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da FCM-UNICAMP, de 1993 a 1996, tendo produzido e apresentado trabalhos científicos em congressos, participando também de publicações.

Monitor da Disciplina de Medicina Interna do Departamento de Clínica Médica da FCM-UNICAMP, de 1993 a 1996, tendo integrado o Grupo de Estudos de Doença de Chagas (GEDOCH), produzido e apresentado trabalhos científicos em congressos, participando também de publicações.

Monitor do ATLS (Advanced Trauma Life Suport) durante curso realizado em 14 e15 de setembro de 1996, coordenado pelo Prof Dr. Mário Mantovani.

DR. ANDRÉ COLANERI

CRM-SP 87886
E-mail: dr.andre@cirurgiaintima.com.br

Clinica Janine Araujo

Endereço: Av. Angélica 2330, cj 82, Consolação – São Paulo-SP, Brasil
CEP: 01228-200

Telefone: (11) 3129-5572

WhatsApp: (11) 98699-4420

cirurgiaestetica.com.br
plasticabeleza.com.br
plasticabeleza.com.br

CLÍNICA

PALESTRAS

Cirurgião Plástico

PALESTRA NO SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIRURGIA PLÁSTICA

Frequentemente chamado para dar aulas em vários congressos nacionais e internacionais, Dr André Colaneri é referência de Cirurgia Íntima. Palestra no congresso da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. (ISAPS)

Cirurgião Plástico

LIVRO "CIRURGIA ÍNTIMA"

Dr. André Colaneri é autor do livro “Cirurgia Íntima”, referencia nacional para o estudo sobre todas cirurgias intimas: labioplastia, ninfoplastia, flacidez dos grandes lábios vaginais, redução do monde de Vênus, clareamento vaginal, estreitamento do canal vaginal, entre outras cirurgias intimas.

Cirurgião Plástico

PALESTRA SOBRE LABIOPLASTIA / NINFOPLASTIA

Palestra sobre Labioplastia / Ninfoplastia dada pelo Dr André Colaneri em congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica