Dr André. Colaneri explica a redução da flacidez dos grandes lábios vaginais.
Os grandes lábios vaginais são duas estruturas almofadadas, paralelas, que se localizam entre os pequenos lábios e a virilha. São preenchidos por gordura, sendo na juventude volumosos e macios. São cobertos por pelos, exceto na borda interna, próxima aos pequenos lábios vaginais.
É comum uma absorção da gordura com o decorrer da idade, mais notável próximo aos 40 anos, fazendo com que os grandes lábios vaginais se tornem murchos, com pregas e aspecto flácido. A redução do volume dos grandes lábios faz com que os pequenos lábios fiquem mais descobertos, evidentes, passando a impressão que cresceram, por estarem mais expostos.
Indicação:
O tratamento da flacidez dos grandes lábios vaginais é indicada quando há um excesso de pele ou falta de volume, fazendo que os grandes lábios se apresentem murchos ,com pregas, o que pode incomodar e constranger a paciente.
É comum a associação da flacidez dos grandes lábios ao o aumento dos pequenos lábios vaginais, sendo possível a correção destas duas alterações em uma única cirurgia.
A correção pode ser realizada com o preenchimento dos grandes lábios com gordura, pela retirada de pele ou por ambas. O preenchimento com ácido hialurônico ou PMMA também é possível, em casos menos intensos.
Dr André. Colaneri explica a redução da flacidez dos grandes lábios vaginais.
Cirurgia:
A avaliação pelo cirurgião apontará a causa e intensidade da flacidez dos grandes lábios. Os casos menos intensos costumam ter como motivo uma perda ou menor volume de gordura, deixando a pele mais mole, porém sem tantas pregas. Nestes casos, o preenchimento dos grandes lábios e consequente aumento do seu volume (por gordura, ácido hialurônico ou PMMA), são suficientes para esticar a pele e restaurar o volume ideal. Nos casos em que além da perda de volume há um excesso de pele, a retirada de um fragmento de pele será necessária, mesmo quando realizado o preenchimento.
A gordura é o melhor e mais seguro material para ser usado para preencher os grandes lábios vaginais. Ela é muito bem aceita pelo organismo, não tem rejeição, tem a textura ideal por ser o material original contido nos grandes lábios. Parte é absorvida (em torno de 30%), mas o que fica permanece de forma definitiva. O ácido hialurônico é um preenchedor absorvível e bem aceito pelo organismo, dando pouca reação. Tem a duração em torno de um ano e a textura um pouco mais espessa que a gordura. O PMMA é um preenchedor inabsorvível, com maior risco de reação do organismo (infecção, formação de nódulos, endurecimento, alergia, etc.). Devido a impossibilidade da retirada do produto e por ser inabsorvível, eu não utilizo como preenchedor. Prefiro usar a gordura, melhor e mais segura.
A gordura é obtida a partir de uma pequena lipoaspiração com cânula muito fina (2 milimetros de espessura), na qual a gordura é aspirada geralmente dos flancos ou da parte inferior do abdômen. Não é uma lipoaspiração para emagrecer e sim para retirar apenas a gordura necessária para o enxerto. Logo, apesar de melhorar um pouco o contorno corporal, a paciente não ficará mais magra por isso. Depois de obter a gordura necessária (em torno de 150ml), ela é centrifugada para a separação da parte de soro, do óleo e das células de gordura e células tronco. Apenas as células de gordura junto com as células tronco são usadas no enxerto, para ter uma melhor pega (menor absorção) e melhora o tecido da região enxertada.
Anestesia:
A anestesia usada é local com sedação, mesmo nos casos em que há associação da correção da flacidez dos grandes lábios com a redução dos pequenos lábios vaginais (ninfoplastia ou labioplastia).
Duração:
A retirada da gordura, centrifugação e enxertia demora em torno de 40 minutos. Se for associada à ninfoplastia (labioplastia), toda cirurgia dura em torno de 90 minutos.
Gordura centrifugada com células tronco.
Internação:
A cirurgia é feita de forma ambulatorial, ou seja, internação e alta no mesmo dia. É possível internar e ter alta sozinha, sem ser preciso acompanhante. Por ser uma cirurgia íntima, muitas pacientes preferem que seja sigilosa e não contam para ninguém.
Volta ao trabalho:
A maioria das pacientes retornam ao trabalho de escritório, sem esforços físicos, depois de três dias da cirurgia. Ou seja, se operar em uma sexta feira, trabalham na segunda feita. É possível justificar a falta do trabalho com um CID de procedimento ginecológico, sem perder o dia de trabalho.
Recuperação:
É importante evitar nos primeiros 21 dias exercícios, banhos quentes e demorados, para reduzir a formação do inchaço. Relações sexuais não devem ocorrer ao menos por um mês. Pode ocorrer dos grandes lábios ficarem um pouco endurecidos no primeiro mês, devido ao inchaço, o que costuma regredir depois e retornar à consistência macia da gordura.
Cicatriz:
A cicatriz é mínima. Para a lipoaspiração é feita uma cicatriz de 2 milímetros, apenas para a inserção da cânula. O Enxerto é feito por uma microcânula, que não deixa cicatriz. No caso de necessidade de retirada de pele, a cicatriz fica na parte interna dos grandes lábios, na transição da área de pelos com a sem pelos, costumando ficar muito discreta e pouco perceptível.
Riscos:
Por ser uma cirurgia rápida, de pequeno porte, com anestesia local, o risco é mínimo. Porém, como todo cirurgia pode ter complicações, apesar de muito raras. Entre elas, podem ser citadas: infecção, hematoma, abertura de pontos, irregularidades, assimetrias, cicatrizes inestéticas, reações alérgicas aos anestésicos ou pontos.
Resultado definitivo:
Geralmente depois de 3 meses o resultado final já é notado, tempo este em que a parte da gordura é absorvida. Porém, em alguns casos pode demorar em torno de 6 meses.
Técnica:
A lipoaspiração é feita por cânula muito delicada, de 2 mm de espessura. Depois de aspirada a gordura é centrifugada, separando o soro, do óleo, da gordura e células tronco.
O enxerto é feito por microcânula, que não deixa cicatriz.
Preparação da gordura com células tronco para o enxerto.
No caso de flacidez intensa, em que é necessária a retirada de fuso de pele dos grandes lábios, a cicatriz fica na parte interna, na transição da pele com e sem pelos, escondida e geralmente de boa qualidade.
Flacidez dos grandes lábios vaginais.
Enxerto de gordura com células tronco.
Retirada de pele, se necessário.
Pós-operatório sem flacidez.
Microcânulas com a gordura pronta para enxertar
Orientações Pré e Pós-operatórias
Pré-operatórias:
1) Raspar ou depilar os pelos da região genital ao menos 3 dias antes da cirurgia;
2) Não tomar medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (AAS, melhoral, doril, etc) ou qualquer medicamento anticoagulante por 14 dias antes da cirurgia;
3) Parar de tomar formulas para emagrecer, mesmo as fitoterápicas, 14 dias antes;
4) Evitar refeição gordurosa e exagerada na véspera da cirurgia;
5) Evitar bebida alcoólica na véspera da cirurgia;
6) Manter jejum absoluto (até água) 8 horas antes da cirurgia;
7) Comparecer no hospital pontualmente no dia e horário definido;
8) Levar para o hospital os exames e a meia antitrombose.
Pós-operatórias:
1) Seguir a prescrição médica corretamente;
2) Fazer compressas geladas (água e gelo) o máximo possível por 3 dias;
3) Não tomar medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (AAS, melhoral, doril, etc) ou qualquer medicamento anticoagulante por 14 dias depois da cirurgia;
4) Evitar banhos quentes e/ou demorados por 21 dias;
5) Evitar exercícios, esforços, caminhadas e roupas justas ao menos por 21 dias;
6) Evitar relações sexuais ao menos por 30 dias;
7) Comparecer a todos os retornos agendados até receber alta.
Veja outras informações nos artigos sobre Flacidez dos Grandes Lábios Vaginais